Vendas Motas na Europa e Portugal
As motos estão a tornar-se um modo de viajar mais popular nos UE. Só em 2019, as vendas aumentaram 9% e em Portugal 14% em relação ao ano anterior.
No entanto, de acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária “se alguma vez estiver num acidente grave de mota, a melhor esperança que tem para proteger o seu cérebro é um capacete de mota”.
Se for comprar um capacete de motocicleta, é provável que veja uma variedade de autocolantes indicando a classificação de segurança do produto. Neste artigo detalharemos os diferentes tipos de certificações e classificações de segurança que uma motocicleta pode ter, bem como os testes que lhe são exigidos como fabricante de capacetes de motocicleta.
Que tipo de certificações existem para capacetes de motociclismo?
DOT: Todos os capacetes vendidos nos EUA devem satisfazer a certificação DOT. Esta norma foi estabelecida pelo Departamento de Transportes. A actual classificação DOT está sob a norma FMVSS 218. Para mais informações sobre os testes necessários para esta certificação, ver abaixo.
ECE: Esta é a norma exigida aos fabricantes que vendem capacetes na Europa. Todos os capacetes devem cumprir as normas delineadas pela ECE 22.05.
SNELL: Uma certificação voluntária, testes e certificação SNELL foi criada pela Fundação Snell Memorial para promover a segurança do capacete. Algumas organizações de corridas requerem a certificação SNELL para capacetes.
FIM: Um novo padrão para capacetes de motociclismo estabelecido pela FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE MOTOCYCLISM, a FIM é uma organização que sanciona as corridas de motociclismo profissional em todo o mundo.